LAMÔNICA,
D.A.C. FERREIRA, A.T.; GEJÃO, M.G.;
Introdução
Hiperlexia
refere-se à habilidade precoce para decodificar palavras impressas, manifestada
antes dos cinco anos, por atração aos símbolos alfabéticos na ausência de
instrução formal, refletindo habilidade muito superior para o reconhecimento de
palavras escritas em relação à compreensão desta leitura e habilidades verbais(1-4).
Trata-se de um fenômeno mecânico da transcodificação grafemo-fonemática, porém
carente de capacidade de compreensão do material decodificado(5). A precocidade
do aparecimento da habilidade de leitura pode sugerir que a criança tenha
habilidade intelectual superior, conclusão de muitos familiares, entretanto,
conforme literatura(2,4,6), a criança apresenta avanços no de determinadas áreas cerebrais específicas,
mas com alterações em áreas de linguagem e aprendizagem. A hiperlexia não é um
fenômeno que ocorre em “super-leitores”, mas o resultado de conduta obsessiva
associada ao excelente desenvolvimento de habilidades visoperceptuais em
contexto de retardo lingüístico e não é, necessariamente, correlacionada a
habilidades de inteligência(7). Deste modo, observa-se esta habilidade em
crianças que apresentam algum grau de deficiência intelectual, com dificuldades
em interação social e atraso no desenvolvimento da linguagem, além da
possibilidade de desenvolver repertório de interesses restritos acompanhado de
estereotipia ou respostas peculiares(2,4,7). Segundo a American Association of
Hiperlexia(8) uma criança pode ser diagnosticada como hiperléxica quando
apresentar: habilidades precoces de leitura; intensa fascinação por letras e
números; dificuldades nas habilidades sociais e interativas com pessoas e
significativa dificuldade para compreender a linguagem falada. Déficit da
linguagem expressiva, excelente memória, atraso nas habilidades lingüísticas,
ecolalia, perseverações e problemas receptivos graves, dificuldade para
compreensão do contexto verbal são sintomas comum em indivíduos que apresentam
hiperlexia e transtorno do desenvolvimento, especificamente na síndrome de
Asperger(1,3-5,7).
Veja
o artigo completo:
http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/resumos/R0615-2.pdf
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