Sejam Bem Vindos

A todos os visitantes e pesquisadores, Os artigo que não são de minha edição estará sempre o nome do autor e fonte bibliografica, vale ressaltar que este blog é para fonte de pesquisa de todos que querem e precisam do crescimento intelectual. fiquem a vontade, pode aproveitar e nos seguir. Obrigada!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

HIPERLEXIA

Hiperlexia e Síndrome de Asperger: Relato de casos clínicos
LAMÔNICA, D.A.C. FERREIRA, A.T.; GEJÃO, M.G.;
Introdução
Hiperlexia refere-se à habilidade precoce para decodificar palavras impressas, manifestada antes dos cinco anos, por atração aos símbolos alfabéticos na ausência de instrução formal, refletindo habilidade muito superior para o reconhecimento de palavras escritas em relação à compreensão desta leitura e habilidades verbais(1-4). Trata-se de um fenômeno mecânico da transcodificação grafemo-fonemática, porém carente de capacidade de compreensão do material decodificado(5). A precocidade do aparecimento da habilidade de leitura pode sugerir que a criança tenha habilidade intelectual superior, conclusão de muitos familiares, entretanto, conforme literatura(2,4,6), a criança apresenta avanços no  de determinadas áreas cerebrais específicas, mas com alterações em áreas de linguagem e aprendizagem. A hiperlexia não é um fenômeno que ocorre em “super-leitores”, mas o resultado de conduta obsessiva associada ao excelente desenvolvimento de habilidades visoperceptuais em contexto de retardo lingüístico e não é, necessariamente, correlacionada a habilidades de inteligência(7). Deste modo, observa-se esta habilidade em crianças que apresentam algum grau de deficiência intelectual, com dificuldades em interação social e atraso no desenvolvimento da linguagem, além da possibilidade de desenvolver repertório de interesses restritos acompanhado de estereotipia ou respostas peculiares(2,4,7). Segundo a American Association of Hiperlexia(8) uma criança pode ser diagnosticada como hiperléxica quando apresentar: habilidades precoces de leitura; intensa fascinação por letras e números; dificuldades nas habilidades sociais e interativas com pessoas e significativa dificuldade para compreender a linguagem falada. Déficit da linguagem expressiva, excelente memória, atraso nas habilidades lingüísticas, ecolalia, perseverações e problemas receptivos graves, dificuldade para compreensão do contexto verbal são sintomas comum em indivíduos que apresentam hiperlexia e transtorno do desenvolvimento, especificamente na síndrome de Asperger(1,3-5,7).
Veja o artigo completo:
http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/resumos/R0615-2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário